Os 13 Melhores Momentos do Blog Nestes 21 Anos

 


Nestes 21 anos de existência, o blog passou por muito momentos bacanas e outros nem tanto, mas que fazem parte da história desse que se tornou meu maior projeto na vida e que foram muito além dos scans. Então, vamos para estes principais momentos.

1 - O momento da criação,claro. Eu já havia feito uns dois blogs antes e participado de um outro. Tudo isso durante 2002. Tudo girando em torno do grupo "uol.cinema", que eu acessava via Outlook. Então resolvi abrir o terceiro blog, este. Dessa vez eu queria um nome que eu não fosse esquecer de um dia pro outro. Em novembro de 2002 surgiu o nome: Rapadura Açucarada. E o resto todo mundo já sabe. 

2- O segundo momento que definiu o blog foi, claro, o começo dos scans e este é melhor detalhado no post de aniversário

3 - Quando o blog começou a receber mais e mais pessoas, então a coisa realmente ficou séria de vez. Agora éramos uma comunidade que, não apenas distribuía scans, mas em que as caixas de comentários de cada post eram verdadeiras redes sociais. Pessoas se conheceram ali, eu conheci pessoas e muitas delas tenho contato até hoje. 


4 - Outros blogs,sites e fóruns estavam se formando a partir do Blog, isso em poquíssimo tempo. Em alguns eu até mesmo baixei coisas que moldaram minhas leituras a partir dalí, como Will Eisner, Robert Crumb, Asterix, e muito mais. Como um garoto da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, acesso a esse tipo de material era zero. 

5- Com um hiato nos scans, o blog se tornou uma matamorfose ambulante. Eu passei a indicar links para matérias ou vídeos interessantes num tempo pré-youtube. Postava belas mulheres e do, nada, comecei a escrever poemas. Desse ponto em diante o blog não era mais apenas sobre quadrinhos, era tudo que desse na telha, mesmo quando os scans voltaram. 

6 - Então,por essa época tive dois grandes momentos de grande movimento no blog que não foram relacionado a scans. O primeiro dele foi quando alguém me passou o vídeo Lobo Versus Papai Noel. Numa época sem youtube, aquilo foi um acontecimento. 

7 - O segundo eu achei bem engraçado: naquela época, o conceito de posteres feitos por fãs não era tão divulgado como hoje, então eu resolvi fazer um, e ver se o povo acreditava que era real. Fiz um poster bem mequetrefe no Photoshop de um susposto filme do Lanterna Verde e, sim, muita gente acreditou.Imagine se tivesse sido bem feito. Infelizmente ele se perdeu nas areias da internet.


8 - Um dos momentos mais interessantes, para mim, já que não cheguei a postar no blog, mas tinha relação com ele, foi quando me deram o MSN de um editor de quadrinhos de uma grande editora. Eu pensei, que se foda, não há nada de mais em falar com ele. E foi uma das conversas mais amigáveis que já tive com alguém, com ele pedindo que eu só não colocasse as que estavam saindo em banca, e que ele não poderia reclamar disso, pois xerocou muitos livros na faculdade. Hoje em dia ele não está mais por lá. 

9 - Também foi um descoberta saber que,na verdade, eu gostava de escrever, e comecei a escrever algumas memórias de infância, adolescência e fase adulta. Além disso, comecei a escrever contos, algo que só havia feito antes, uma única vez, em uma máquina de escrever pesando 50 quilos. Nestas experiência literárias acabei por criar, quase que por acidente, um personagem de faroeste: Jerusalem Jones. 

10 - A criação de Jerusalem Jones é um caso especial. Eu escrevia contos em sua maioria de ficção-científica. Não havia escrito nenhum de faroeste até então. Pra isso eu queria que o nome do personagem fosse marcante. Pensei em mesclar com algo bíblico e criei Jericho Jones. Mas,fiquei na dúvida e fui ao Google ver se já havia algum personagem com esse nome, e havia uma banda. Aquilo me fez desistir do nome e coloquei Jerusalem Jones. Não encontrei nenhum em nenhuma pesquisa. 

11 - E, alguns anos depois, acontece meu maior momento pessoal, graças ao blog. Um amigo que aqui frequentava estava na USP fazendo o curso de editoração e perguntou se podia publicar os contos de JJ e eu, claro, disse sim. E foi como me tornei oficialmente um escritor. 


12 - Um outro momento especial, que durou três anos (2007-2010), foi a criação do F.A.R.R.A., o Fórum de Agrupamento dos Revolucionários do Rapadura Açucarada. Foi revolucionário mesmo, chegando, em seu final, a 100 mil inscritos. O blog ficou de lado por esse tempo, mas ele era a razão do fórum existir. Acabou por perseguição, mas, confesso, que era algo grande demais para minha saúde dar conta, então dei graças pelo fim e voltei pro meu velho amigo RA. 

13 - E,por fim, o grande momento final (até agora) foi amigração do compartilhamento para o Telegram. Obrigado a parar por aqui por causa de forças fanático-políticas,com viés criminoso, tendo até ameças de morte a mim e à minha esposa, mesmo assim ainda tentei continuar, mas o blog foi denunciado e derrubado, e sua versão anterior a essa - a mais antiga de todas - foi perdida para sempre. O que parecia o fim, graças a uma amiga trekker, se tornou mais um novo começo. No Telegram eu não tenho os problemas de sumiço de arquivos e isso já fazem... quatro longos anos. Quase fechei o blog de vez, mas fui impedido novamente por amigos. Sei que o formato não é tão mais procurado, mas, sim, eu gosto de estar aqui, e estarei, enquanto um país livre assim o permitir.

P. S.: Esta é a quarta versão do blog.


Comentários