Chegamos ao Ano 21 do RA: Democracia Salva e Inteligência Artificial

 


E chegamos aos 21 anos do Rapadura Açucarada. Ok, sem atividade no blog, mas com muita atividade por aí, se é que me entendem. Sendo assim, o RA esteve sempre vivo esse tempo todo. Posso dizer que, até mesmo melhor do que antes. Mas, vamos lá. 

Pensei em escrever esse post usando inteligência artificial, o famoso ChatGPT que, confesso, só comecei a usar tem uma semana mais ou menos. Já as IA de imagem uso há um pouco mais de tempo e, sim, os desenhos aqui foram feitos todos nelas. Para um quase-desenhista-frustrado cria uma ilusão poderosa. Mas, estou fugindo do assunto de novo: o aniversário. 

Como decidi não escrever o posto por IA, resolvi contar a nossa história de um jeito que sempre quis, com imagens feitas por mim... mais ou menos. A nossa velha história de origem que já tem 21 aninhos. Ainda é bizarro imaginar que pessoas que estavam nascendo em 2002, hoje podem estar até colaborando com o RA. Mas vamos lá, de novo...

"Senta que lá vem história..."



Eu havia comprado, por mero acaso, uma HQ chamada Almanaque Marvel, da editora Pandora Books. Era o número #3, de abril de 2002. Acho que comprei porque folheei e vi que a história era interessante, pois nunca comprara aquele título. E era. Uma história de viagem no tempo em que começa com um traço moderno (até feio, não gostei do desenhista) e vai para um traço de John Romita, Sr, numa história que se passa nos anos 60, na cronologia do Homem-Aranha. Uma história que realmente existiu, envolvendo Kraven, o Caçador. Ou seja, Deadpool interfere nela. Era algo difícil, de se ver. Até mesmo original, eu diria. Aquilo me empolgou, e eu comentei no grupo de e-mail de "cinema" do Outlook. Isso mesmo, era um grupo que sequestramos do UOL, e falávamos de tudo, menos de cinema.


Eu comentei muito animado sobre como a história era interessante e engraçada, pois, sendo Deadpool, só poderia ser zoera. Alguém do grupo, Fábio, se me lembro bem, disse: "Escaneia uma página e manda pra gente ver". E, sim, eu tinha um scanner, só que eu nunca havia usado. Foi comprado naquela febre de comprar todo e qualquer periférico, mesmo sem saber se ia usar um dia. A verdade era que eu não fazia ideia de como funcionava um scanner, mas, não custava tentar. 


Eu coloquei a HQ na tela de vidro, liguei e escaneei ou digitalizei e enviei pro grupo que ficou eufórico também. E perguntaram porque eu não escaneava tudo e colocava no blog. E é onde ele entra, o blog. Este blog aqui, que na época estava alojado no finado Weblogger, do Portal Terra. 

Eu havia feito o blog apenas por causa da blogmania que havia naquela época. Todo mundo tinha blog, mesmo que não o usasse pra nada. O RA também estava um pouco assim, só existindo. Mas eu não queria desistir dele porque me custou muitos neurônios inventar o nome. Rapadura por minha origem nordestina e Açucarada porque tinha que ser algo besta. 

Eu não escaneei aquela HQ, essa história do Deadpool só iria ser digitalizada quase duas décadas depois, quando saiu em uma antologia do personagem. Mas, eu tinha muitas outras que queria disponibilizar. Muitas. 


Eu lembrei de um site pequeno em que eu baixei página por página de algumas HQ importantes, incluindo Marvels, que eu nunca havia lido. Porém, logo ele precisou fechar por pressão da Editora Abril. Meses depois a Abril perdia a concessão de heróis tanto da DC quanto da Marvel, depois de anos e anos publicando e construindo nossas memórias. Um novo caminho estava sendo pavimentado. E eu pensei, por quê não? 


O que começou ali não era novo, mas era mais amplo, mais aberto. Logo começou a chover gente querendo ajudar e toda ajuda era bem-vinda. Também tivemos problemas, claro, isso é inevitável em qualquer projeto, mas a gente seguia em frente. Eram scans de edições físicas, eram traduções de edições digitalizadas em inglês. Eram novos blogs, sites e fóruns aparecendo toda semana, e era a "especiaria" sendo levada a todos. 

Tenho ótimas memórias desse começo, como a tradução de Planetary e The Authority, numa época que nem se imaginava que isso um dia sairia em omnibus e edições luxuosas que custariam os dois rins... e que compraríamos, mesmo assim. Era uma época artesanal, mesmo que alguns artesanatos saíssem meio tortos, às vezes. 

Lembro do trabalho épico que foi fazer Preacher completo, juntando scans de edições físicas e traduzidas, numa empreitada que parecia impossível. Daí veio Akira, muitas edições de Hellblazer, Livros da Magia, Sandman, e etc. 

Parecia que já fazíamos aquilo havia anos. Mas, na verdade eram apenas poucos meses, e tivemos que parar de colocar  scans em novembro daquele mesmo ano, 2003,  quando nos pediram gentilmente que parássemos, mesmo que não diretamente. 



Assim o blog entrou em uma fase totalmente diferente, que também pareceu ter levado anos e anos, mas foram apenas alguns meses. Eu gostava do blog, do nome, das pessoas, e não queria fechá-lo. Então eu colocava links, poesias (sim, feitas por mim e tudo), e mulheres, ah, as mulheres. Nada vulgar, mas elas participaram muito do blog. E, pouco tempo depois, eu resovi voltar com os scans. 

O que causava mais desânimo nem era o fato de ser obrigado a parar a qualquer momento, e sim colocar os arquivos em algum lugar que não os deletasse dentro de pouco tempo, o que me obrigava a achar outro e subir TUDO de novo, em uma época que a internet não era tão rápida. Pra ser ter uma ideia, no começo uma HQ de 100 páginas, por exemplo, dava 10 MB. Esses 10 eu precisava dividir em 4 partes de 2,5 MB para conseguir que ele fosse uploadeado. E mesmo assim, não desistíamos.

Novamente foi aquela explosão de pessoas colaborando e dentro de pouco tempo o blog já tinha dez anos de vida, tendo gerado um fórum - o saudoso F.A.R.R.A. - e outros blogs, Supersônico a Carvão, Aspas Noir e Onomatopéia Digital. 


O tempo passou mais e chegamos a 2019, uma data fatal para o blog, onde tive que parar com os scans de vez e para sempre... aqui. Num primeiro momento fiquei chateado com tudo aquilo, mas, a solução que se apresentou por meio de uma amiga, mostrou-se MUITO mais vantajosa, pois, meus problemas com arquivos deletados simplesmente acabaram já fazem 4 anos. Nesse tempo simplesmente NENHUM arquivo foi deletado. E não há limite de espaço. Em resumo, há malas que vem para o bem. 

Vou tentar retomar o blog, para textos e resenhas, mas não prometo nada, já que há muita coisa pra se fazer. Vamos ver como fica, mas eu prezo muito esse espaço. Quase o deletei de vez, mas amigos me impediram. E estavam certos. De resto, tudo de bom para quem nos acompanha esse tempo todo ou por parte dele. Agradecimentos. 


Comentários

  1. Parabéns a maioridade penal do RA. Feliz por fazer parte um pouquinho disto. Tio Helbert

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Eudes. Que tenha saúde e tesão para o fazer por muitos mais. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Eudes. Conheci o blog em 2016 e agora acompanho seu trabalho no "RA Era do..."

    ResponderExcluir
  4. 21 anos democratizando a nona arte. Que o caminho seja suave e as adversidades te fortaleçam.

    ResponderExcluir
  5. Um blog não apenas compartilhador, mas inspirador. Descobri o Rapadura em 2003, procurando as histórias do Planetary e de Preacher inéditas que haviam deixado de ser publicados no Brasil. Quando penso em tudo que o Eudes passou com esse blog, literalmente daria pra escrever um livro. Os haters tentaram o destruir, mas hoje a Rapadura está mais açucarada do que nunca.

    ResponderExcluir
  6. Voltar a ter computador e ver o Rapadura de volta no mesmo mês. Agora sinto meu ano melhorando rs Sdds dos textos do Eudes. Parabéns pela data

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Eudes! Agradeço muito o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Nas poucas vezes que eu pego o metrô e salto na estação Botafogo, sempre dou uma espiada pra ver se o Eudes tá na pracinha com os doguinhos. Nunca tive sorte. Parabéns, Eudes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe ainda mais agora que vou bem cedo, pra nao ter outros cachorros, pq elas querem matar qq um que elas não conheçam.

      Excluir
  9. Nem sei como é hoje em dia. Mas se precisar de ajuda em alguma tradução, só mandar um salve 😁 sempre quis colaborar com essa parte de sacan porém nunca tive oportunidade.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, acompanho o rapadura desde quase seu início. Espero que dure mais uns 50 anos.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado a todos aí que lembraram aqui do RA. Valeu mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário