Como Entrei em uma Seita: Capítulo Zero - Características de uma Seita

 



PRÓLOGO

Antes de começar a contar como fui parar dentro de uma seita, é preciso deixar claro aqui o que torna uma religião uma seita. Afinal, quando você está em uma, obviamente você não se dá conta disso. Na verdade, mesmo pessoas de fora podem não perceber isso e achar aquela religião "bonitinha", "não faz mal a ninguém" e etc. Mas, mesmo que nada de hediondo aconteça ali, os danos psicológicos que as pessoas vão guardando dentro de si podem ser irreversíveis. 

Muitos anos depois de eu ter saído da religião/seita denominada Testemunhas de Jeová, eu me deparei, na internet, com uma lista de coisas que determinavam o que fazia de certa religião uma seita. Cada ponto era automaticamente revisado e comprovado em minha mente. O mais interessante é que o artigo nem mesmo citava as Testemunhas de Jeová. A lista abaixo é baseada num artigo sobre o assunto, mas adaptado por mim, para a seita em questão. 

1 - Exclusivismo - O grupo ou seita passa a idéia de que só seus ensinamentos são o caminho que leva à salvação. As TJ (vou colocar apenas a sigla daqui apara diante), levam isso a ferro e fogo ao dizer que ela é a  ÚNICA RELIGIÃO VERDADEIRA, sem espaço para questionamentos quanto a isso. Nós inventamos uma religião e nós dizemos que ela é a única verdadeira, como não acreditar nisso? 

2 - Temor e Intimidação - O líder, ou líderes, no caso das TJ, cultivam a ideia de que suas palavras não podem ser questionadas. Então, dentro das TJ, aqueles que começam a fazer perguntas que colocam em dúvida os ensinamentos da seita, são taxados de "fracos na fé"e, se continuar, pode levar à expulsão.

3 - "Love Bombing" - O iniciante (ou iniciantes) são bombardeados com amor. Todos o tratam como parte de uma família assim que chega e isso faz com que a pessoa se sinta reconfortada, ainda mais se ele era solitária ou se tinha um lar problemático. O controle mental começa ali. E é muito eficiente. Falo por mim, pois eu fui o único de minha família a aceitar fazer parte, então eu era o que eles chamavam de "órfão espiritual", que precisava de mais atenção. Porém, a pessoa não percebe que tudo aquilo tem um condição embutida que só vai se dar conta quando já é tarde demais: você só terá aquele amor se continuar na seita para sempre. 

4 - Controle da Informação - Controlar o que os membros da seita lêem ou assistem e que diga respeito ao culto é essencial. Livros, documentários e etc, são tratados como coisa do  Mal, que querem desencaminhá-los. Isso era bem mais fácil antes da internet, hoje em dia não é mais tão simples, e muitas pessoas tem acordado graças a canais no Youtube de pessoas que saíram e que contam suas experiências ou entrevistam outras causando a saída de pessoas e, às vezes, de famílias inteiras, de suas fileiras. 

5 - Estrutura de Delação - Todos são encorajados a "dedurar" algo que outro esteja fazendo de errado e isso é normalizado dentro da seita. Os líderes ensinam que isso é um "ato de amor", para que o "irmão" seja colocado no caminho correto novamente ou, se precisar, para que seja retirado do meio deles. Isso acaba criando uma atmosfera em que a delação de desafetos é bem frequente. 

6 - Linguagem Própria - Mesmo sem criar um novo idioma, as seitas procuram ter seus próprios jargões, dando uma roupagem nova a velhas palavras já conhecidas, pois isso dá uma sensação de estar fazendo parte de algo muito exclusivo e também é um mecanismo de controle. Por exemplo, nas TJ há vários desses jargões: o pastor ou padre lá se chama "ancião", a igreja ou templo é chamada de "salão do reino", os missionários são conhecidos como "pioneiros", e  não há o dízimo e sim a "contribuição voluntária". 

7 - Controle de Tempo - Deixar os membros muito ocupados com afazeres relacionados ao culto é essencial. Isso impede duas coisas, que a pessoa se afaste e que a pessoa pense em outras coisas. Nas TJ nao é diferente, apesar de hoje em dia eles terem apenas duas reuniões por semana, antes eram três. Pelo visto notaram que seus membros estavam finalmente se cansando. Mas, além das reuniões, em casa você precisa "preparar as reuniões", o que demanda mais tempo e, claro, todo mundo conhece as já execradas visitas das TJ pela manhã para pregar. São também desincentivadas de fazer ensino superior, devendo procurar apenas algum curso profissionalizante. A ocupação com um ambiente externo por tanto tempo como é o de uma faculdade, acabaria por fazer a pessoa se "desviar", ou seja, acordar. Muitos trabalham em profissões que podem exercer em casa, como alfaiate, marceneiro e outras.

8 - Controle de Relações Pessoais - É terminantemente proibido namorar ou casar com alguém de fora do grupo, pois aquelas pessoas, em primeiro lugar, são "do mundo", não tem os mesmos ensinamentos. Em segundo lugar "serão destruídas no Armagedon (fim do mundo)", então, porque perder tempo com elas. Apenas se a pessoa já estava namorando ou casada e apenas ela resolveu se converter é que isso é permitido, porém, ela deve fazer de tudo que for possível para converter e trazer para o culto o seu parceiro ou parceira. 

9 - Dissmulação - A pessoa nunca sabe o que realmente é ensinado na seita de forma completa, quando é um inciante. Isso vai sendo trazido aos poucos, até que o controle metal esteja completo e a faça aceitar qualquer coisa que seja dita depois. Dois bons exemplo nas TJ são: se quando a pessoa chegasse na porta de alguém e dissesse "fulano, aceite nosso ensinamentos e quando você ficar gravemente doente, não poderá aceitar transfusão de sangue em hipótese alguma", ou, "minha senhora, quando aceitar fazer parte de nosso amado e seleto grupo, quando quiser sair, nenhum dos amigos que fizer lá dentro poderá falar com você novamente". Se isso fosse dito, simplesmente a pessoa ficaria horrorizada e qualquer chance de controle mental acabaria ali. Sem contar várias outras proibições. 

10 - Auto-engano - Acreditar que somente pessoas ignorantes, loucas ou perdedoras podem ser cooptadas para seitas é um auto-engano e isso é aproveitado pelas próprias seitas, pois, obviamente, nenhuma delas se denomina uma SEITA, e tenta não se portar como uma na sua frente, nos primeiros contatos. As TJ passam por uma religião inofensiva para quem vê de fora, e para quem está lá dentro. Apenas um estudioso do assunto ou alguém que saiu, sabe o quanto é fácil ser enganado. Vi pessoas de todo tipo por lá, desde pessoas semi-analfabetas até gente de inteligência muito acima da média, todos no mesmo barco. 

No próximo capítulo veremos como foi o caminho até eu chegar a me batizar como Testemunha de Jeová, que copmeçou lá, quando eu era criança, e vi, na casa de minha avó, uma publicação cahamda Livro de Histórias Bíblicas. Foi um longo caminho. 

Comentários