Bing Image Creator - Geração de Imagens Sem Guéri-Guéri

 


A Inteligência Artificial de geração de imagens mais famosa ainda é a Midjourney. É a Coca-Cola desse tipo de IA. Mesmo com várias novas aparecendo toda semana, ela ainda continua no topo. Temos aí a Stabble Difusion, Leonardo, Lensgo, várias e várias outras e temos a Bing Image Creator, que pertence à Microsoft. 

Como a maoria de quem começou usando essa ferramenta, eu também comecei usando a Midjourney e ainda uso de vez em quando. Tem ótimos recursos e, assim como todas elas, está se aperfeiçoando a cada dia. Até meses atrás, mãos eram um problema muito sério mesmo para elas. Hoje em dia o problema é menor. Porém, eu uso essa ferramenta para diversão, muito pouco para trabalho, como nas imagens que tenho gerado para colocar nestes posts. Sendo assim, ter que escrever um prompt (o que eu quero em uma imagem) longo e cansativo, faz com que isso pare de ser diversão. Depois disso, vem quatro imagens e delas posso gerar variações de cada uma até o infinito... quer dizer, até seus créditos na plataforma acabarem, o que costuma ser bem rápido. Bom, muita gente adora isso, eu não tenho tanta paciência e, quando encontrei o BIC (Bing Image Creator), que gera no máximo quatro versões de cada prompt, sem lero-lero, eu me senti em casa. 

Outras ainda são um painel cheio de recursos ótimos para quem vai trabalhar com isso e, de repente, ganhar um cascalho com as imagens geradas, mas que, para mim, são apenas, como diria a meninininha do meme.... perda de tempo. E reforço o "para mim". Há quem se divirta - e muito - assim, também.


O Bing Image Creator, no entanto, é bem mais simples e eficiente, pois às vezes, uma IA simples demais pode significar apenas ineficiência, com imagens ruins e prompts que não são entendidos. Não é o caso aqui.O Bing que é o buscador da Microsoft que está a competir com o Google, entrou nessa tendência crescente das IAs de geração de imagem usando a plataforma DALL-E. Quando eu comecei a usar era assim que estava. Porém, parece que o ChatGPT adquiriu a Dall-E  e agora só usa quem assina o ChatGPT Plus. Mas, até o momento a B.I.C. continua funcionando da mesma forma de quando eu usava com a  Dall-E. Ah, até o momento é uma das poucas IAs que realmente é totalmente grátis... e realmente ilimitada, pelo menos até a data de hoje. Mas, aqui vão algumas coisas que podem ser consideradas como limitações:

- Precisa ter uma conta Microsoft. 

- São apenas 15 créditos por dia para geração de imagens em segundos, que vão de uma a quatro versões do mesmo prompt. Ou seja, você pode fazer 15 prompts rápidos. É bem pouco, mas..

- Ela funciona o dia todo, mas, como se pode imaginar, o tráfego que algo assim gera, provoca lentidão, às vezes passando até parte do dia sem funcionar,  então...

- Prompts sem os créditos podem levar de 30 segundos a 10 minutos para serem gerados. Durante as manhãs e tarde da noite costuma ficar mais rápido, indo de 30 segundos a 1 minuto, mas, durante a maior parte do dia são 5 minutos, então faça outras coisas e deixe a imagem gerando lá. Mas, uma dica importante, apesar de não saber se isso acontece apenas comigo: quando levar 10 ou 5 minutos, SEMPRE DÊ REFRESH na página, para que a imagem apareça, pois parece que fica meio travado, provalmente por culpa do tráfego. Acho que é só. AQh, até o momento não tem planos pagos. 

DICAS DE COMO GERAR IMAGENS SATISFATÓRIAS 


- Como eu disse lá no começo, gostei dessa plataforma por conseguir ótimos resultados com prompts simples. As próprias dicas do site são muito simplórias, como eu gosto. Pode se escrever em português, mas eu acabo misturando com inglês, por ter usado o Midjourney muito tempo em inglês, e acabou virando um vício. Se o prompt escrito todo em inglês ajuda a gerar imagens melhores, eu não sei dizer. 

- Também não sei se as ordens dos tratores alteram o viaduto. Já fiz prompts em várias ordens, e ultimamente tenho faito assim: imagem que quero, artista ou gênero artístico. Desses dois pontos, eu posso ir testando outras coisas. Acrescentando ou retirando coisas que quero. Vou tentar dar exemplos de prompts simples e eficazes:



Figura 1 - Rosa, realista
Figura 2 - Rosa, na mão de uma moça, realista
Figura 3 - Rosa, não de uma moça, estilo Leonardo da Vinci
Figura 4 - Rosa, na mão de uma moça, estilo Leonardo da Vinci, rascunho, preto e branco

Eu creio que a IA traduz, em seu interior, o prompt para o inglês, razão pela qual a "moça" é, na verdade, uma menina. Ela deve ter entendido "girl", então o melhor seria "woman" ou "jovem mulher". 

Os artistas e estilos clássicos como Da Vinci sempre saem bem parecidos, diferente às vezes de artistas mais atuais ou mesmo de quadrinhos. Não sei se é assim com toda IA, mas alguns que coloco aparecem estilos bem genéricos ou em estilo anime/mangá, sem ser o que foi pedido. Alguns dos artistas que a IA consegue imitar melhor, que eu vi até agora, são: Bernie Wrightson (criador de o Monstro do Pântano), Frank Frazetta (conhecido por posters e capas de Conan), Norman Rockwell (ilustrador clássico dos EUA) e Moebius (autor francês de O Incal). Alguns outros a IA parece não conseguir imitar o traço exato, mas ela imita o tom da arte, o clima, a atmosfera, noto isso quando  uso não tão conhecido do público em geral, Druillet. 

Uma coisa que fiz foi abrir o google e digitar Pintores Famosos e vou testando cada um nos prompts. Também os estilos de arte, renascentista, rococó (que o nome sempre me faz rir), art nuveau, art deco, e por aí vai. Também gosto de simplesmente meter o louco e inventar qualquer coisa para ver o que muda, o que sai dali. 

Um exemplo são dos dois primeiros desenhos que fiz para o post. Quando preciso de algo mais específico, o prompt precisa ser mais longo e explicativo. Quem vai trabalhar, gerar cacaslho com isso, com certeza vai ter que ser mais específico ou ter de utilizar IAs como Midjourney ou o Canvas (que parece ser para profissionais mesmo). Mas, ainda consigo me virar na BIC. O primeiro desenho tem o seguinte prompt. 

- Jovem robô nerd, pintando um quadro de uma paisagem na tela do computador, sketch art, aquarela.

Daí, enquanto escrevia o post, pensei, como posso mostrar que a pessoa pode tentar qualquer coisa em medo. Bom, eu resolvi colocar mudar uma palavra no prompt do segundo desenho para algo nem estrambótico:

- Jovem robô nerd, pintando um quadro de uma paisagem na tela do computador, strambotic art, sketch art, aquarela

Claro que isso talvez não influencie em nada e a IA apenas te dá imagens com estilos aleatórios, mas... é divertido. Por essas e outras que eu a coloco pra suar criando as coisas mais absurdas que se possa imaginar. Assim, em vez de colocar algo específico que quero - já que estou apenas me divertindo, eu coloco qualquer coisa que me venha à cabeça: nomes de filmes, novelas, músicas e etc. Claro, se for um filme muito específico, como De Volta Para o Futuro, ela trará elementos do filme. Faço isso pois já meio que cansei de fazer o óbvio, colocar personagens conhecidos em crossovers (encontros) inusitados, como Star Trek X Star Wars, Robocop X Exterminador, Mickey X Superman. Ou fazê-los criança, velhos e etc. Mas, de vez em quando dá pra se divertir fazendo o básico ainda, como abaixo. 

Mulder e Scully, dancin in alien rock festival,
 Bernie Wrightson, sketch art, aquarela

Mais abaixo deixo alguns exemplos das minhas viajadas. Ah, uma coisa que faço também, como ali no "strambotic", só que mais pé no chão é fazer um prompt, e se eu não gsotar muito do resultado, uso o mesmo artista ou gênero, e coloco logo depois "realista". "blá, blá, blá, norman rockwel realista", ou "fantasia" ou "sci-fi" e, como eu disse antes, vai inventando e experimentando. Eu gosto de ser surpreendido, de ver o que vai sair do meio de tanta  coisa aleatória, pois é como um presente a cada 30 segundos... ou cinco minutos:




Assim sendo, espero que ajude a todos que, assim como eu, não é o bam bam bam dessa área, mas quer usar esta ferramenta que veio para ficar. O que vem depois daí vai depender de muita regulação, de muito cuidado para que se proteja as pessoas que vivem de sua arte, feita ali, no braço, pois essa parada aí está evoluindo de forma assombrosa. Um exemplo é que já está despontando a IA de geração de imagens em que você mesmo vai corrigindo o quer na imagem em tempo real. Exemplo, se você pedir a imagem do rosto de uma mulher, ela gera a imagem primária e você vai retocando no prompt, e vai mudando a imagem. Tipo, olhos verdes, cabelo loiro, nariz pequeno e assim por diante, evitando ter de ficar gerando várias opções da mesma imagem. Pois, pois é, pois é. O que virá mais por aí?

P. S.: É tanta coisa que lembrei de mais uma coisa só agora. Para conseguir que a imagem seja de corpo inteiro, se esvrever em português e não funcionar, escreva em inglês "whole body". Ô, xente!

Ah, os prompts das seis útimas imagens:

1 - garoto do futuro, bernie wrightson fantasy art, sketch [sketch é rascunho], colors
2 - além da imaginação, boris vallejo realistic art, sketch, aquarela 
3 - lost soul, druillet art style, sketch, guache 
4 - total recall, druillet realistic art, sketch, aquarela 
5 - Aqui eu só lembro que usei "Eu, robô", no começo (a plataforma não guarda todas nossas imagens, hein, salve-as no computador)
6 - a garota que conquistou o tempo, druillet art [sim, tô usando muito ele], sketch aquarela

Menção honrosa, mas esqueci o prompt dela.

Comentários