[Review] Una Consigo Mesma



Desconstruindo Una é daqueles quadrinhos que deixam claro que esta mídia tem muito mais força do que parece. Nos mostra que os quadrinhos podem ser uma ferramenta muito útil para entendermos melhor até mesmo o mundo e as pessoas à nossa volta. Mas, é claro, precisamos estar dispostos a isso. 

Una é uma menina que está crescendo em Yorkshire, Inglaterra. Seus pais vivem centrados em seus próprios problemas maritais e nunca têm tempo - ou simplesmente não fazem questão - de ensinar à sua filha que o mundo lá fora é muito mis obscuro do que parece e os cuidados que uma menina precisa ter para viver nele; Una está praticamente só, crescendo e mudando e tendo que lidar com sentimentos cada vez mais complexos. 

Para piorar as coisas, Una acompanha - como todo mundo da sua época e lugar - os acontecimentos sobre um serial killer que anda matando apenas prostitutas. Ou assim pensa a polícia. Graça a esse pensamento o assassino leva anos até ser capturado. Enquanto isso, Una tem que conviver com esse medo do desconhecido, mas, sofre abusos de pessoas próximas. 

A autora nos mostra o quanto é difícil viver em um mundo onde a perspectiva masculina permeia tudo, fazendo com que seja muito mais complicado lidar com problemas tão sérios quanto estupro, pois corre o risco de não apenas não ser compreendida, mas acusada. 

Desconstruindo Una é mais um desabafo do que qualquer outra coisa. Porém, essas outras coisas estão lá, também, para que todos possar ver e pensar sobre isso. Desconstruindo Una é uma HQ que vai falar muito mais às mulheres, porém, todo homem devia lê-la. Seria um bom começo. 



Comentários

  1. Oi, Eudes

    Esse scan foi postado no grupo do telegram ?

    Já aproveito pra perguntar, vc ta postando scans inéditos no grupo?
    (Coisas q não estavam no antigo blog)

    Gosto muito dos seus posts e indicações de leitura, fez eu descobrir histórias q eu jamais iria saber q existiam

    Espero q continue postando coisas aqui no blog, uma pena os problemas q vc passou recentemente, mas tem mta gente q curte as coisas q vc faz e te admira, eu sou um deles

    Abraço, irmão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esse ainda nao está por lá. Sim, vou colocar coisas novas por lá, sim.

      Excluir
  2. Boa tarde, Eudes!
    Como entro no grupo do telegram pra ter acesso aos conteudos?

    ResponderExcluir

Postar um comentário