Quem é Ralph Bakshi




Ralph Bakshi é um daqueles ícones do mundo pop que nem todo mundo conhece e, mesmo assim, continua sendo um ícone. Hoje em dia é um senhor de 80 anos e pouca gente sabe que ele revolucionou o modo de fazer animação, elevando o status da animação underground, transformando-a em em entretenimento para adultos, também.

Durante a década de 60 Bakshi foi apenas aquele trabalhador da indústria de animação que fazia apenas seu feijão com arroz. Trabalhou em animações infantis como Super Mouse, Faísca e Fumaça e esteve envolvido até na primeira animação do Homem-Aranha, aquela que popularizou a musiquinha tema do cabeça de teia.


A partir da década de 70, isso mudou. Bakshi passou a ser o homem das animações underground, assim como já existiam os quadrinhos underground. Por coincidência – ou não – sua primeira animação neste estilo foi justamente do gato criado pelo maior expoente dos quadrinhos underground, Robert Crumb. Crumb não viu isso como um elogio e sim como uma afronta. Os direitos foram cedidos a sua revelia e Crumb acabou até mesmo matando Fritz, o Gato, para impedir mais animações, o que não conseguiu, já que fizeram uma continuação - As Nove Vidas de Fritz, o Gato - sem a participação de Bakshi, desta vez.

Porém, para Bakshi, o caminho das animações mais ousadas estava pavimentado. Em 1977 realizou Wizards, uma animação que juntava fantasia e realidade, quando magos do mal conseguem ter acesso a tecnologia da Segunda Guerra Mundial. Em seguida veio a primeira adaptação para as telas de O Senhor dos Anéis, onde Bakshi mais uma vez usava a técnica da rotoscopia, animando filmagens de atores reais, técnica já usada por Disney desde A Branca de Neve e Os Sete Anões.


American Pop foi sua produção seguinte, em que conta a história da música nos EUA, através dos olhos de um jovem filho de imigrantes. É show para os olhos e para os ouvidos. Em seguida tivemos Fire an Ice, uma animação que contava com os talentos de Roy Thomas nos roteiros e de Frank Frazetta no design dos personagens. Era a animação de Conan, o Bárbaro, sem a presença do mesmo.

Seu último trabalho mais conhecido foi Cool World – Mundo Proibido, que misturava animação e live ation com o jovem Brad Pitt, Kim Basinger, e Gabriel Byrne. As comparações com Uma Cilada Para Roger Rabbit foram inevitáveis e isso pode ter ajudado a que essa produção tenha sido execrada pela crítica.


Depois disso esteve envolvido em produções para a TV sem muito sucesso. Mas, sua marca nas animações e na cultura pop está lá até hoje e as pessoas que conhecem seu trabalho sabem o quanto ele foi importante. Mesmo quem não sabe da importância do artista, já esbaerrou por aí com seu Gto Fritz, com sua perfeita criação do que poderia ser o mundo de Conan, Fogo e Gelo, ou com seu último grande trabalho, Mundo Proibido, sem contar sua pioneira adaptação de Senhor dos Anéis. 

O site Online Film Critics Socienty listou quatro filmes de Bakshi entre as 100 Melhores Animações de Todos os Tempos: Fritz, o Gato, O Senhor dos Anéis, Coonskin e Fogo e Gelo. A coleção de filmes de Ralph Bakshi entrou para o Mudeu de Arte Moderna (MoMA) para ser preservada. 



Comentários

  1. Outra curiosidade legal sobre ele é que, se você prestar atenção nos diálogos dos personagens avulsos em cenas como o Fritz conhecendo os corvos no bar, o audio foi gravado pelo próprio Bakshi enquanto frequentava bares! Então não são atores conversando.

    Uma coisa que realmente doeu é que quando derrubaram o site, o Eudes tinha acabado de postar uma coletânea de filmes dele...junto com outros filmes de animação como Heavy Metal! Eu matava pra conseguir esses hahahaha

    Eu aprecio o trabalho do Bakshi também como alguém que aspira a ser animador, como contador de histórias, tomara que consigam re-upar os filmes!

    ResponderExcluir

Postar um comentário