Bonequinhos de Ação



Minha primeira "action figre" na vida foi esta acima do Capitão América em sua motinha. Era a fricção. Coloquei action figure (ou os "hominhos") entre parênteses porque creio que na época esse termo não era usado por aqui. Não sei ao certo. O que sei e lembro muito bem, é que era para brincar, e como eu brinquei! 

Com 13 anos, comprei com o que recebia no trabalho na padaria (já contei em outros texto no blog extinto) e usei e abusei do Capitão América em sua moto. Com o paralama traseiro fazia com que a moto empinasse e corre assim por uma boa distância. Fazia rampas de papelão e até de figurinhas repetidas do álbum de figurinhas O Retorno de Jedi. Sim, estávamos em 1983. 

Porém, depois disso, passariam décadas até que eu me interessasse novamente em ter algo parecido, desta vez já na Era das Action Figures, ali no começo da década de 2010. Depois de passar muito tempo procurando no Mercado Livre, achei algo que eu queria: um Batman em uma pose imponente.

Vale aqui um parêntese: eu não curto os bonequinhos que são realmente figuras de ação, com aquelas partes móveis e tudo mais. Então fico mais com as estatuetas, que não sei se podem ser chamadas de action figures, já que não tem actions. Mas, vou chamar assim mesmo, já que me refiro a super-heróis. 


Foi uma porta aberta para o vício. Porém, eu não tinha intenção de iniciar uma coleção. Os preços tornavam isso impossível. Ainda assim, de tempos em tempos eu acabava por visitar o maldito Mercado Livre e ficar pesquisando por outros parecidos e que fossem acessíveis monetariamente falando. Foi quando conheci as Bishoujo Kotobukiya de super-heroínas e me apaixonei de vez. 

Acabei por adquirir primeiramente a Mulher-Maravilha. Depois um longo tempo veio a Estelar. Quando terminei de pagar essas duas, aí, na sequ~encia eu acabei por comprar duas das que eu mais queria, que foi Ravena e Zatanna. Elas são em estilo mangá, o que as diferencia totalmente das action figures comuns das super-heroínas, deixando tudo mais delicado. 

Claro, há dezenas de outras peças, muitas delas simplesmente belíssimas, como a da Tempestade ou mesmo a da Viúva Negra, mas, parei nestas quatro mesmo. 



Enquanto isso, nas bancas de jornal, já era vendido há algum tempo as miniaturas de super-heróis e super-vilões da Marvel. Sempre passava por elas, examinava, mas eu realmente não as achava suficientemente boas para que eu quisesse comprar. Porém, quando começou a sair as da DC Comics a coisa mudou de figura. O acabamento parecia melhor e os rostos - quando apareciam - mais bem feitos. Ou, claro, pode ser só besteira de decenauta. 

O fato é que comecei a adquirir algumas. Não todas. havia a questão do preço e de que nem todos os personagens eram tão significantes assim a ponto de se ter em uma coleção. Porém, o tempo foi passando, o preço aumentando e a coisa ficando cada vez mais complicada. mas, ainda assim, dava um jeito de pegar um ou outro. Isso até o momento em que a distribuição por estas bandas parou de vez e eu não ia ficar comprando on line sendo extorquido em frete. Deixei pra lá. 



No meio tempo em que descobri as "figurinhas' da DC/Eaglemoss, outra descoberta avassaladora aconteceu nas minhas andanças pela internet. Desta vez na Livraria Cultura: um aparador de livros ou, bookend. Porém, não um aparador de livros qualquer, um aparador de livros em com Sandman de um lado e a Morte do outro.

Havia lido toda a série nos encadernados definitivos havia pouco tempo, pela primeira vez. Estava encantado com todos aqueles personagens e histórias e, ver aquilo foi como ver algo impossível de se alcançar. Mas, eu ia tentar. 

O preço no Mercado Livre era quase o dobro então decidi que seria na Livraria Cultura mesmo. Era um produto sob encomenda. Levou longos TRÊS MESES para chegar. Quando chegou fui buscar na própria livraria, aqui no Centro do Rio de Janeiro, que já nem existe mais. Quando a moça me entregou a caixa, parecia que tinha um poste elétrico dentro. era muito pesado. Mas, pesado ou não, demorando ou não, tudo valeu a pena. Era uma peça única... duas peças únicas, que faziam jus aos personagens.


Então tudo entrou num período de calmaria. Não havia nem dinheiro, nem nada que eu me interessasse. Mas, havia algo sob a superfície que eu simplesmente não conhecia ainda, por incível que pareça, e essa coisa se chamava Iron Studios. Eu começava a me tornar um colecionador querendo ou não. 

Minha primeira peça deles foi uma Mulher-Maravilha/Gal Gadot. O filme já havia se passado fazia alguns meses. Eu quebrara minha cara achando que Gadot seria um desastre e estava apaixonado pela sua versão da heroína. Depois veio um Justiceiro que achei simplesmente fenomenal. E, em seguida, mas não muito em seguida, um Lobo de fazer cai o queixo. Por fim, mas não por último, um eletrizante Homem-Formiga - do filme - com um efeito fazendo parecer que ele estava crescendo. Isso poderia ser o arremate, se eles não lançassem algo ainda mais inevitável para um nerd.



A primeira vez que vi uma peça baseada em Cavaleiro das Trevas de Frank Miller foi no Museu do Catete, aqui no Rio. Eu passeava pelo lado de fora e havia algumas banquinhas vendendo várias coisas, entre elas havia aquela estatueta incrível do Batman cinquentão em pé, com a Robin agachada, com seu estilingue apontado. Era perfeita. Mas, obviamente, não havia possibilidade de eu comprar aquilo. Eu ainda estava há anos de conseguir aquele Batman lá de cima, ainda. 

Sempre procurava alguma coisa parecida pela internet, mas, mas nunca encontrava nada que chegasse ao menos perto. Pelo menos que não fosse importada e tivesse que comprar via Amazon. Já estav deixando para lá isso, quando o Iron Studios anuncia uma peça que rivalizava com o bookend de Sandman e Morte: Batman de Frank Miler e sua robin, pulando sobre a cidade, cena clássica da HQ. Eu fiquei pasmo e mais pasmo ainda fiquei quando vi que seria lançada apena em setembro (do ano passado). Setembro veio e setembro se foi e nada. Apenas am janeiro desse ano consegui, finalmente, esta que faltava na minha pequena coleção:


Desde então as coisas entraram em uma calmaria, como se tudo estivesse finalmente alinhado. Tudo estando em seu lugar. Mas, o que? O que é isso nesta banca? Não, não. De novo não! Nesta horas, a distribuição para as bancas daqui ser uma porcaria se torna até uma benção. Fui!



Comentários

  1. Lindas mesmo!
    Quando criança, tive uns 2 "comandos em ação", tive um "Rambo" e o Lion-O dos Thundercats... e muitos "soldados" de plástico;
    Esse aparador de livros do Sandman é lindo demais...

    ResponderExcluir
  2. Uma bela coleção Eudes. Eu também gosto mais dessas estátuas do que as action-figures tradicionais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu tive o capitão américa e sua moto também, brinquei muito tempo até quebrar. A Estelar está mais para estilo hentai...

    ResponderExcluir
  4. Eu tive quando era criança os Heróis Marvel da Gulliver...

    ResponderExcluir
  5. CARACA! eu me lembro desse "homim.." ( lá em minas a turma falava assim! kkk) do capitão américa, bem como aqueles da gulliver, de borracha colorida e as versões em plástico unicolor rígido. Bons tempos!! ( lá se vão 45 anos...)

    ResponderExcluir

Postar um comentário