As Coleções Preta e Vermelha Marvel/Salvat



Quando eu era criança, estava lendo um gibi qualquer, da Disney, provavelmente, quando vi o anúncio da Biblioteca do Escoteiro Mirim. Creio que o que mais me deixou eletrizado foi o fato de que a lombada formava um desenho. Havia um cupom para fazer o pedido. Preenchi meticulosamente e dei para o meu padrasto comprar. Ele pegou, colocou em sua pasta, e nunca vi a Biblioteca do Escoteiro Mirim. 

O fato é que, desde esta experiência traumática, eu desencanei de lombadas que formam desenhozinhos. Então, quando começou a sair A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel, eu sabia que iria comprar muitos volumes, mas a ideia de comprar a coleção inteira nem me passava pela cabeça. Os empecilhos principais eram: primeiro, o preço; segundo, ter muitos volumes que eu já tinha em outro formato, ou mesmo em capa dura. Lembro que lá pelo fim da coleção saiu um volume do Capitão América ao mesmo tempo em que foi lançado o encadernado do mesmo, no mesmo mês! 

A coleção valia a pena mais pelos volumes com histórias antigas, algumas tendo bastante tempo sem serem republicadas por aqui. A expansão da coleção foi ainda melhor, pois trouxe edições com material clássico, que fez a alegria de quem, como eu, leu estas aventuras ainda muito novo. Tivermos Howard, o Pato; Nick Fury de Jim Steranko, Capitão Marvel de Jim Starlin, bem como o seu Warlock. Creio que deve ter faltado muita coisa que ainda valeria a pena estar na coleção, mas, fi uma viagem ao passado. 


Mesmo antes do término da Coleção Preta, uma nova coleção foi lançado pela Salvat, chamada Os Heróis Mais Poderosos da Marvel, onde cada volume era dedicado a um super-herói ou grupo. Esta chega a ser mais emblemática do que a Coleção Preta pois, além de trazer historias tanto antigas, como mais recentes, vinha com muitas páginas de informação sobre os personagens, numa espécie de Dicionário Marvel Ultimate. 

para os fãs de John Byrne havia material da Mulher-Hulk, Capitão América, Quarteto Fantástico, Tropa Alfa e sabe-se lá mais o que. Claro, pois assim como da preta, só comprei aqueles que me interessavam. Porém, só fiquei sabendo que seriam 100 volumes muito tempo depois. A coleão simplesmente parou de chegar ás bancas de onde moro e eu pensei que ela já havia acabado. E, para meu desespero, fiquei sabendo que ela não acabava no volume 100. A Salvat, tendo entrando em dificuldades, parou a coleção, bem como uma coleção do Homem-Aranha que ainda estava no volume 40. A Coleção Vermelha ultrapassava os 100 volumes e ficamos sem os personagens que viriam. 

Obviamente o que causa o cancelamento de tais coleções são os preços. Mesmo o colecionador mais assíduo acaba por pedir arrego e desistir e, isso acontecendo com muita frequência, o acontecimento mais natural é que isso cause uma quebra na editora. Sem contar que havia uma coleção da DC pela Eaglemoss, que ainda está em andamento e saiu uma pela mesma editora só do Batman. Pessoas... nerds não são ricos, isso é uma lenda! 

Para que as coisas fiquem mais complicadas, as coleções de Tex e Conan estão por aí também. Haja corpo para me prostituir. 




Comentários

  1. Eudes, vou lhe falar uma coisa. Essa última imagem da Biblioteca do Escoteiro Mirim é de causar agonia e estrebuchamento em qualquer portador de TOC. :D

    P.s.: É verdade, nerd não é rico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na pressa errei de imagem, que tb tinha me deixado incomodado, mesmo sem ter TOC.

      Excluir
  2. Olá amigo. Primeiramente gostaria de agradecer muito o seu trabalho. Tanto sua arte de compartilhar scans como tudo que escreve para abrir nossos olhos em relação ao que acontece em nosso país. Segundo, apesar de tímido e sem tempo, acompanho o telegram, mas devido ao alto volume de arquivos e postagens por lá fico meio perdido em relação ao que é um scan "novo", ou que é antigo. Não seria possível neste blog, um post semanal com tudo o que é recente e foi postado durante a semana, e nós faríamos a busca lá no Telegram. Muito obrigado mesmo e vida longa ao blog/telegram/compartilhamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou evitaar chamar a atenção aqui neste blog para scans, totalmente. Mas, o que devo fazer é um canal separado apenas para os feitos agora, os recentes.

      Excluir
    2. Legal, excelente ideia. Agradeço novamente.

      Excluir
  3. Você tem a coleção da DC para postar também?

    ResponderExcluir
  4. Sentindo falta das postagens de scans,principalmente pela qualidade incomparável do RA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário